Validação de negócios e User Experience
Sobre o Curso
Desenvolver a visão focada no cliente/usuário para a construção de negócios e soluções que sejam mais efetivos na ida ao mercado (go to market) e sustentabilidade.
Objetivos
Desenvolver no participante uma visão focada na experiencia do cliente e usuário em sua jornada, para a construção de negócios e soluções efetivas ao mercado (go to market). Entender e compreender conceitos, ferramentas e métodos utilizados no processo de construção e análise da experiência do usuário em plataformas digitais. Capacitar participante para atuar na concepção de produtos e serviços digitais a partir da experiencia desejada pelo usuário.
Público-alvo
Profissionais das mais diversas áreas que pretendem criar negócios, empreendedores e potenciais empreendedores que buscam atualizar e/ou complementar sua formação acadêmica em relação a jornada do usuário e validação de negócios em ambientes de negócios digitais.
Temáticas
- Visão focada no cliente: “clientecentrismo”;
- Trabalho a ser feito pela solução (Job to be done);
- Jornada do cliente;
- Os quatro passos para a realização (four steps to epiphany);
- As questões centrais da validação: existe um problema (específico)? Pra quem é um problema (persona)? Existem barreiras que impeçam a construção de uma solução?;
- Premissas e hipóteses: a transição dos “achismos” para um aprendizado validado;
- A descoberta do cliente: earlyvangelist;
- Três tipos de validação: pesquisa exploratória e entrevistas, pitch e concierge;
- Ferramentas para validação: mapa de validação e validation board;
- Design centrado no Usuário;
- Metodologias de prototipação;
- Pesquisas com usuários;
- Visão sobre usabilidade;
- Design de interação e comunicação;
- Avaliação Heurística;
- Fluxos de tarefas;
- Mapas de interação.