CPA
A CPA – Comissão Própria de Avaliação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Sebrae foi constituída em 22 de março de 2019 (Resolução Nº 001/ESE/DI) em atendimento ao art. 11º da Lei nº 10.861/2004, com as atribuições de condução dos processos de avaliação interna da Instituição, tendo em vista o aperfeiçoamento acadêmico, a melhoria da gestão educacional e a prestação de contas de seu desempenho para a sociedade.
A CPA da Faculdade Sebrae reafirma o compromisso de retratar a realidade da Instituição de Ensino Superior (IES). A partir dos resultados da autoavaliação, a instituição tem a oportunidade de identificar a necessidade de readequação de metas e objetivos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nesse quesito, a apropriação dos resultados da autoavaliação auxilia no direcionamento dos planos da IES e a CPA, no processo contínuo de avaliação, realiza o acompanhamento das metas estabelecidas no período avaliativo anterior para averiguação do cumprimento dos compromissos neste firmados.
A CPA tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, conforme preconiza a Lei 10.861/2004 – Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Composição atual da CPA
Em sua composição, a comissão possui equivalência de representatividade de cada segmento da comunidade acadêmica – corpo discente, corpo técnico-administrativo, corpo docente, e possui um membro da sociedade civil organizada. O desenvolvimento das atividades considera sempre a conscientização de todos os partícipes acerca do processo avaliativo.
As avaliações e seus conceitos
Os conceitos das avaliações são publicados com valor de 1 a 5, em que 1 significa insatisfatório, e, a partir de 3, satisfatório. Esta instituição trabalha para que os resultados das avaliações sejam sempre satisfatórios, e a CPA sempre os considera no processo de autoavaliação da IES.
As respostas da avaliação podem embasar recomendações e direcionar planos de ação de maneira assertiva, além de aproximar a autoavaliação ao instrumento de avaliação institucional proposto pelo Ministério da Educação. Por isso, no processo de autoavaliação institucional empregaram-se os mesmos eixos propostos pelo instrumento externo, quais sejam:
- Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;
- Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;
- Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;
- Eixo 4 – Políticas de Gestão;
- Eixo 5 – Infraestrutura
Objetivos
O processo de avaliação institucional, coordenado pela CPA, em consonância com a legislação vigente, está pautado nos seguintes objetivos:
- Produzir autoconhecimento que considere o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
- Identificar as causas dos seus problemas e deficiências;
- Confirmar e promover a manutenção das forças e potencialidades da IES;
- Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, na medida em que apresenta indicadores de seu desempenho, estimulando-os a reflexão, análise e adoção de medidas de melhoria;
- Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
- Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
- Possibilitar melhorias sistematizadas em todos os processos e procedimentos da IES.