CPA

A CPA – Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Sebrae foi constituída em 22 de março de 2019 (Resolução Nº 001/ESE/DI) em atendimento ao art. 11º da Lei nº 10.861/2004, com as atribuições de condução dos processos de avaliação interna da Instituição, tendo em vista o aperfeiçoamento acadêmico, a melhoria da gestão educacional e a prestação de contas de seu desempenho para a sociedade.

A CPA da Faculdade Sebrae reafirma o compromisso de retratar a realidade da Instituição de Ensino Superior (IES). A partir dos resultados da autoavaliação, a instituição tem a oportunidade de identificar a necessidade de readequação de metas e objetivos para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Nesse quesito, a apropriação dos resultados da autoavaliação auxilia no direcionamento dos planos da IES e a CPA, no processo contínuo de avaliação, realiza o acompanhamento das metas estabelecidas no período avaliativo anterior para averiguação do cumprimento dos compromissos neste firmados.

A CPA tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, conforme preconiza a Lei 10.861/2004 – Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Composição atual da CPA

Em sua composição, a comissão possui equivalência de representatividade de cada segmento da comunidade acadêmica – corpo discente, corpo técnico-administrativo, corpo docente, e possui um membro da sociedade civil organizada. O desenvolvimento das atividades considera sempre a conscientização de todos os partícipes acerca do processo avaliativo.

COMPOSIÇÃO DA CPA
NOME
REPRESENTATIVIDADE
EIDY REGINA MARCÍLIO CAVALHEIRO
PRESIDENTE DA CPA
JOSANDRE MARTANI MARIA
CORPO DISCENTE
CORINA GOMES CAMIZÃO
CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO
CASSIA REGINA SOUZA DA CRUZ
SOCIEDADE CIVIL
BRUNO OSTOREIRO XIMENES
APOIO

As avaliações e seus conceitos

Os conceitos das avaliações são publicados com valor de 1 a 5, em que 1 significa insatisfatório, e, a partir de 3, satisfatório. Esta instituição trabalha para que os resultados das avaliações sejam sempre satisfatórios, e a CPA sempre os considera no processo de autoavaliação da IES.

As respostas da avaliação podem embasar recomendações e direcionar planos de ação de maneira assertiva, além de aproximar a autoavaliação ao instrumento de avaliação institucional proposto pelo Ministério da Educação. Por isso, no processo de autoavaliação institucional empregaram-se os mesmos eixos propostos pelo instrumento externo, quais sejam:

  • Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional;
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional;
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas;
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão;
  • Eixo 5 – Infraestrutura

Gráfico - NPS Alunos 2023 - A imagem descreve dois blocos de informação, no primeiro, Net Promoter Score dos Alunos 2023-2 da modalidade Presencial, com o NPS Net Promoter Score em verde com 67 nps, sendo 4% detratores, 24% Neutros e 72% Promotores, e no segundo bloco, o Net Promoter Score dos Alunos 2023-2 da modalidade Ensino à Distância, com o NPS Net Promoter Score em verde com 93 nps, sendo 0% detratores, 7% Neutros e 93% Promotores

Objetivos

O processo de avaliação institucional, coordenado pela CPA, em consonância com a legislação vigente, está pautado nos seguintes objetivos:

  1. Produzir autoconhecimento que considere o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição;
  2. Identificar as causas dos seus problemas e deficiências;
  3. Confirmar e promover a manutenção das forças e potencialidades da IES;
  4. Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, na medida em que apresenta indicadores de seu desempenho, estimulando-os a reflexão, análise e adoção de medidas de melhoria;
  5. Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  6. Tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade;
  7. Possibilitar melhorias sistematizadas em todos os processos e procedimentos da IES.

Arquivos para download

Você está offline